NOTÍCIA

28/01/2016 10:28

Eduardo Amorim participa de inauguração de Centro de Hemodiálise em Estância

A cidade de Estância é o 3º município do Estado a ter os serviços de hemodiálise

Na noite desta quarta-feira, 27, foi inaugurado um Centro de Hemodiálise na cidade de Estância, localizado na Rua Camerino, antigo prédio da clínica Medlabor. O senador Eduardo Amorim fez questão de chegar logo cedo na considerada ‘cidade Jardim’, para conhecer o espaço e conceder entrevista para a rede Ilha.

“Atualmente Sergipe tem uma carência muito grande na saúde pública e em especial na área de nefrologia. Esta será a quinta clínica particular a ter os serviços de hemodiálise, existe mais três na capital sergipana e uma em Itabaiana.”, afirmou Eduardo.

Em entrevista, o parlamentar sergipano enfatizou que não podia deixar de participar deste momento que para ele é de suma importância para todo Estado e disse não se conformar que há cinco anos não é realizado nenhum tipo de transplante, lembrando ainda que Sergipe foi o primeiro Estado do Norte/Nordeste a realizar transplante renal. “Nós regredimos. Como pode isso? Mas o número de pacientes apenas aumenta. Eu irei até o Ministério da Saúde solicitar para que esse serviço também seja ofertado pelo SUS para também atender aos menos favorecidos”, pontuou.

Segundo Marcelo Augusto um dos sócios da clínica, o serviço vai funcionar com equipamentos de última geração, beneficiando a todos os pacientes um serviço de diálise com qualidade. A estrutura é composta por 21 máquinas; salas para treinamento de diálise peritoneal, de emergência destinada a possíveis intercorrência durante a diálise; equipes multidisciplinares compostas por: enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

O senador parabenizou a iniciativa dos que implantaram esse novo Centro e disse acreditar que Estância será uma referência, já que abrirá portas para toda região sul do Estado. “Desejo muito boa sorte a todos, meus parabéns pela coragem e, como de costume me coloco à disposição para lutarmos juntos para o que for preciso”, finalizou. 

Estiveram presentes o deputado estadual Gilson Andrade, os vereadores de Estância Misael, Sérgio da Larissa, André Graça; os de Sta. Luzia: Alberto Costa, Pedro Dórea e diversas lideranças da região.

Hemodiálise

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. Considerada também como uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COMENTÁRIOS