NOTÍCIA

06/09/2017 10:32

Emendas do senador Eduardo garantem atenção à Saúde de 31 cidades

Emendas parlamentares do senador Eduardo Amorim vão garantir atenção à área da Saúde de 31 municípios sergipanos. Os recursos, quando liberados, poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos e veículos, além de custeio do PAB, que consiste em um montante de recursos financeiros federais destinados à viabilização de ações básicas de saúde pública.

Serão beneficiados os municípios de Aquidabã, Arauá, Areia Branca, Campo do Brito, Canhoba, Canindé de São Francisco, Carira, Cristinápolis, Estância, Gararu, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Malhador, Muribeca, Pacatuba, Poço Redondo, Poço Verde, Propriá, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas, São Francisco, Siriri e Tomar do Geru.

O Piso da Atenção Básica (PAB) consiste em um montante de recursos financeiros destinados à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde e compõe o Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica. O PAB é composto de uma parte fixa (PAB fixo) destinada a todos os municípios  e de uma parte variável (PAB variável) que consiste em montante de recursos financeiros destinados a estimular a implantação das seguintes estratégias nacionais de reorganização do modelo de atenção à saúde: Saúde da Família (SF); ACS; Saúde Bucal; Compensação de Especialidades Regionais; Núcleos de Atenção à Saúde da Família.