NOTÍCIA

08/11/2017 12:13

Eduardo Amorim confirma convocação de concursados do HU de Lagarto

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) confirmou, no início desta semana, a convocação dos aprovados no último concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que serão lotados no Hospital Universitário (HU) de Lagarto e de Aracaju. Para Lagarto, serão convocados 75 profissionais, sendo 40 médicos, 25 técnicos de enfermagem e 10 enfermeiros, para o próximo dia 4 de dezembro. Para Aracaju, a convocação acontecerá em janeiro de 2018. 

Depois de um trabalho intensivo do senador Eduardo Amorim junto aos Ministérios da Educação e Planejamento e ao presidente da Ebserh, Kleber Morais, houve a confirmação das convocações. Para o parlamentar, as convocações darão retorno às atividades do hospital com o atendimento de emergência integral, que estava em funcionamento parcial desde maio. "Essa luta pela convocação dos concursados é antiga e o momento é mais que urgente para que os atendimentos à população retornem por completo. E como médico sei da importância de termos uma equipe capacitada para atendimento e formação de novos profissionais no hospital-escola", disse Eduardo. 

Até maio do próximo ano, os outros concursados serão convocados; já sobre os anexos hospitalares, que atenderão à população nas áreas de Oncologia, Transplantes, Diagnóstico, ressonância magnética e hemodinâmica, serão inaugurados em 1º de dezembro deste ano. As confirmações foram feitas nas presenças dos superintendentes do HU-UFS e do Hospital Regional de Lagarto (HRL), Ângela Silva e Valter Santana, respectivamente, no gabinete do senador. "A participação do senador Eduardo Amorim, em consonância com o Ministério Público Federal e Estadual em Sergipe, foi fundamental. Sem a participação dele não teríamos a conclusão desses prédios e até mesmo das convocações, pois sempre esteve cobrando da Ebserh", lembrou Ângela Silva. 

Segundo Ângela, as diversas especialidades médicas e administrativas serão contempladas. "O funcionamento da unidade hospitalar não resolverá em definitivo o problema da oncologia em Sergipe, mas certamente vai acrescentar muito. Hoje o HU-UFS, localizado em Aracaju, é um dos poucos hospitais que realiza operações na área oncológica. Teremos mais quatro salas cirúrgicas e teremos um avanço no atendimento", disse. 

As obras do Anexo do HU-UFS têm um orçamento de R$ 8 milhões. Segundo a superintendente, a construção seguiu o cronograma previsto e receberá até 200 colaboradores. "Foi uma luta incansável para conseguir empenhar e liberar esses recursos que finalmente chegarão aos usuários do SUS", disse Eduardo Amorim. 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COMENTÁRIOS